Casa e Lar. Perguntas - Jorge Marão Carnielo Miguel
Jorge Marão Carnielo Miguel
1- Explique historicamente o porquê da diferença entre duomo (domo) ou domus e casae.
A palavra domus foi denominada historicamente significando o espaço unifamiliar, que surgiu durante império romano que indicava habitação urbana, domicilio, já que o conceito de casa era apenas uma característica para o ambiente rural. Posteriormente com as guerras e as pestes na Idade Média, as domus aos poucos quase desapareceram, abrindo caminho para as casae antes rurais de madeira e barro. As domus então só sobreviveram como castelos e igrejas, de alvenaria e estrutura firme de pedra e mármore, denominando-se duomo (domo), a morada de Deus, e ao seu redor uma extensão miserável, casae.
2- Qual a diferença entre casa e lar?
Hoje, o conceito de casa se consiste em “um edifício ou parte dele destinado à habitação humana”, ou seja, um lugar para que nela haja uma família, buscando se adequar ao modo de vida dos seus moradores e as características climáticas de onde está situada. A casa é o objeto construído, que traz segurança para quem á habita. Diferentemente do conceito de lar. Ele é a vivencia dos seus moradores dentro da casa diariamente, não só o equilíbrio e a boa convivência como muitos acham quando pensam em lar, mas também nos momentos de fragilidade e desarmonia. Não existe um lar sem uma casa, entretanto a falta de tempo e preocupação de muitos hoje, é possível fazer uma casa não ser um lar.
3- Quais as semelhanças e as diferenças entre a teoria de Francesco Milizia e a de Laugier?
O pensamento de ambos se assemelha quando a origem da primeira casa do homem, a partir da teoria da cabana primitiva. Porém, Milizia conduzia uma teoria, a da imitação, como algo maior que a de Laugier, de que os homens seguiram uma ordem natural alternativa de construir, transformando e evoluindo a cada momento, olhando a comodidade, estabilidade e a beleza, diferente do que pensava Laugier que