Casa robie
Localização: Chicago, Illinois, EUA
Data projeto: 1908
Data construção: 1909-10
Tipo de edifício: Residência
Arquiteto: Frank Lloyd Wrigh
A Casa Robie foi desenhada enquanto o arquiteto vivia e trabalhava na sua casa e estúdio em Oak Park (1889-1909).
Frank Lloyd Wright construiu esta casa em um município que era próspero na época e próxima à universidade de Chicago. A sintonia entre o arquiteto e o cliente foi completa e a obra custou mil dólares a menos do que o previsto.
A construção começou em Março de 1909 e foi entregue em Junho de 1910. A harmonia entre o cliente e Wright foi absoluta. Serviu como residência privada até 1926, quando foi vendida ao Seminário de Chicago. Foi ameaçada de demolição em 1957, no entanto, Wright se opôs, conseguindo com que isso não ocorresse, sendo a casa comprada pela Webb and Knapp - firma encarregada da renovação urbana em volta do Hyde Park – no mesmo ano.
Em 1963 foi doada pela firma à Universidade de Chicago e designada como marco histórico nacional.
Em 1992, a Universidade contatou a Frank Lloyd Wright Preservation Trust para iniciarem o restauro do edifício, que se iniciou em 1997 e tem previsão de 10 anos para a conclusão.
As Casas da Pradaria atingiram o auge com a Casa Robie, que se situa na cidade. Ali, a pradaria estava de fato dentro de casa - era parte da filosofia arquitetônica.
A casa exige um pessoal de serviço (leia-se empregados): perceba que no hall de entrada se tem acesso apenas pela garagem, o que implica que as visitas e os convidados tenham que chegar obrigatoriamente com carro e motorista.
Na casa Robie, Wright fugiu dos grandes halls de entrada e dos espaços agrupados que se tinha o costume de usar em Chicago. A organização da sala de estar e a de jantar no pavimento superior, junto aos beirais e aos terraços que se projetam por cima da calçada demonstram uma solução mais convencional e acentuam a volumetria característica da