Casa ecologica
Uma casa ecologicamente correta é uma casa saudável que respeita o ambiente e tira maior parte do que a natureza dá. Por exemplo, uma casa com orientação a sul permite um maior aproveitamento da energia e luminosidade do sol. A escolha do isolamento térmico adequado é igualmente determinante, evitando perdas de calor no inverno, e ganhos de calor no verão. Os materiais de construção são componentes importantes numa casa ecológica. Existem diversos materiais aconselhados, de baixo impacte ambiental na produção e ao longo da vida útil: cerâmica, isolamentos naturais (feitos de fibras vegetais, cânhamo e celulose), tintas biológicas, cal, vidro, ferro, cobre, plásticos ecológicos e pedra.
Cozinha ecologicamente certa
A cozinha é um dos lugares onde grande parte da energia doméstica e recursos são usados.
Plante seu jardim: se você tem espaço para plantas, plante uma horta em seu quintal. Você terá alimentos frescos e orgânicos.
Reutilize água: quando você lava lentilhas, arroz e legumes guardem a água e use-a para regar suas plantas. Desta forma, elas vão obter nutrientes extras.
Mergulhe os grãos: mergulhe grãos como lentilhas, arroz e feijão algumas horas antes de cozinhar. O alimento utilizará menos gás e tempo para ser preparado. Não se esqueça de tampar a panela enquanto cozinha, a dica é usar uma panela de pressão.
Substitua o guardanapo: guardanapos de pano podem ser reutilizados em vez de usar guardanapos de papel.
Desligue o aparelho de microondas: quando não estiver em uso, desligue da tomada aparelhos, como o microondas, forno, processador de alimentos, entre outros. Isso reduz a "energia vampirizada” e pode gerar economia de 5% na conta de eletricidade.
Use criteriosamente os aparelhos: evite usar processadores de alimento se você pode usar a faca. Também não basta empurrar alimentos direto da geladeira para o forno, deixe descongelar um pouco antes de colocá-lo para cozinhar. Não pré-aqueça o forno mais