Casa de Ópera de Guangzhou
O projeto é resultado de um Concurso Internacional promovido em 2002 e que incluiu também como convidados os escritórios OMA (Holanda), GMP (Alemanha), Coop Himmelblau (Austria), SCUT Design Institute (China), entre outros.
O conjunto edificado inclui um teatro de 1.800 lugares, hall de entrada, espaço multifuncional, instalações de apoio e está localizado ao sul da área central de Guangzhou, na margem norte do Zhūjiāng (Pearl River), com área total construída em torno de 70.000 m2. À época do concurso o júri destacou: “a forma irregular e escultural da edificação, assim como a composição simples de materiais – vidro e concreto, criam um forte contraste visual em relação à paisagem. Os dois elementos da composição, separados porém relacionados, dão um sentimento de força do espaço. O projeto se destaca também pela organização dos fluxos entre a área central da cidade e a edificação e mantém boa relação com o contexto urbano e o rio. O vazio entre os dois elementos da composição arquitetônica não apenas se configura como um espaço para a reunião do público como também valoriza o próprio conjunto edificado. A funcionalidade e a exequibilidade do projeto de Zaha Hadid é superior aos demais concorrentes” (Fonte: www.glaserworks.com – Fan Wang).
Veja a seguir imagens da obra construída, assim como imagens da construção e do projeto:
Veja a seguir imagens do processo construtivo (fonte: Zaha Hadid Architects):
Veja a seguir imagens do projeto:
_____________
Ficha Técnica
Concurso Internacional – 2002
Período de Projeto e execução: 2003-2010
Projeto de Arquitetura: Zaha Hadid e Patrik Schumacher
Diretor de Projeto: Woody K.T. Yao
Coordenador de Projeto: Simon Yu
Equipe de Projeto: jason guo, yang jingwen, long jiang, ta-kang hsu, yi-ching liu, zhi wang, christine chow, cyril shing, filippo innocenti,