Cartões crc
Ricardo Schroeder ricardo.schroeder.bsi@gmail.com Prof. Fernando dos Santos, Orientação a Objetos Aplicado
RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar a utilização de cartões CRC (Classe – Responsabilidade – Colaboração), uma técnica de modelagem de objetos bastante utilizada em metodologias ágeis. Suas principais características e utilização serão apresentadas, bem como uma visão da aplicabilidade dos mesmos.
Palavras-chave: Cartões CRC, Métodos Ágeis, Diagrama de Classe, Orientação a Objetos.
INTRODUÇÃO
Uma das grandes dificuldades do desenvolvimento de softwares através da Orientação a Objetos esta na descoberta dos objetos (classes) e acima de tudo as interações que os mesmos devem ter para que atendam as necessidades. Os cartões CRC são uma técnica de modelagem orientada a objetos, feita de maneira manual, que tem como principal objetivo definir as responsabilidades e colaborações das classes, daí seu nome: CRC (Classe, Responsabilidade e Colaboração).
A técnica foi inventada por Ward Cunningham e por Kent Beck no final da década de 80. Os cartões CRC são muito utilizados em metodologias ágeis, principalmente pela sua eficiência e simplicidade, porém, podendo ser adaptado para utilização em outros ambientes de desenvolvimento.
O FUNCIONAMENTO
O principal objetivo dos cartões é a identificação da colaboração e responsabilidades. Por responsabilidade define-se “uma frase curta que resume algo que um objeto deve fazer: uma ação que o objeto executa, algum conhecimento que o objeto conserva ou algumas decisões importantes que o objeto toma.” (FOWLER, 2005, p. 75). A colaboração indica as outras classes com que uma classe vai se colaborar. Estas informações são todas dispostas em formato de cartão, como pode ser visto na Figura 1.
Figura 1 – Modelo de cartão CRC (FOWLER, 2005, p. 75)
O preenchimento dos cartões CRC, assim como outras técnicas das metodologias ágeis, é feito em equipe
“Uma sessão de modelagem CRC envolve um