CarteisXTeoria dos jogos

1649 palavras 7 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 2
Atividade:
Título:
Aluno:
Disciplina:
Turma:
Introdução

Principais características do cartel

As principais características do Cartel são:

Aumento de preços e restrição de ofertas.
Preços idênticos entre empresas do mesmo ramo.
Condições de pagamento.
Divisão de mercados.
Posturas pré-combinadas em licitações publicas.

Situações que facilitam a criação de Cartéis:

Mercados com poucas firmas, relativamente homogêneas entre si e com elevadas barreiras de entrada e saída.

Uniformidades dos custos dos participantes.

Quando as firmas são capazes de realizar anúncios privados, visíveis pelos concorrentes, sobre sua intenção de preços a serem praticados em momento futuro, há maior probabilidade de formação de cartéis.

Segundo o site www.cade.gov.br Cartel é:

“Um acordo ou prática concertada entre concorrentes para fixar preços, dividir mercados, estabelecer quotas ou restringir produção, ou adotar posturas pré-combinadas em licitação pública. Os cartéis "clássicos", por implicarem aumentos de preços e restrição de oferta e nenhum benefício econômico compensatório, causam graves prejuízos aos consumidores tornando bens e serviços completamente inacessíveis a alguns e desnecessariamente caros para outros. Por isso, essa conduta anticoncorrencial é considerada, universalmente, a mais grave infração à ordem econômica existente. Segundo estimativas da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os cartéis geram um sobrepreço estimado entre 10 e 20% comparado ao preço em um mercado competitivo”.

Segundo o site www.cade.gov.br “O primeiro cartel punido pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) foi o chamado “cartel do aço”, sob a égide da Lei nº 8.884/94. Em 1999, CSN, Cosipa e Usiminas foram condenadas pelo Cade a pagar multa de mais de R$ 50 milhões por prática de cartel na comercialização de aço plano comum. O aumento paralelo de preços e a

Relacionados