carta terra
Dewey incorpora a teoria da educação pela ação promovendo a ideia de que o mais importante aos alunos é realizar tarefas que se associem aos conteúdos abordados nas aulas, estimulando os estudantes a pensarem por si próprias.
2) Em que contexto social o movimento da Escola Nova ganhou força?
A Escola Nova ganhou força no momento em que iniciou-se o crescimento industrial e a expansão urbana, fazendo com que a se sentisse a necessidade de promover a educação de forma que as pessoas pudessem ter ideias criativas por elas mesmas, sem um padrão imposto, agregando valor assim ao crescimento industrial também.
3) Na pedagogia tradicional o professor assume uma postura de superioridade em relação ao aluno na medida em que tende apenas a “passar” o conteúdo. Que fatores podem sustentar este tipo de relação?
Os principais fatores que sustentam a figura autoritária e não aberta dos professores estão relacionados ao fato de que, nea pedagogia tradicional não é importante que o aluno pense, e sim que ele absorva apenas o conteúdo lecionado. Também ao fator social, onde as crianças pertenciam a classes destinadas a dar continuidade ao trabalho que já era da família, sendo assim, não se julgava necessário questionar as ideias e sim segui-las e aprende-las a risca.
4) A partir do texto de Aranha, explique duas críticas à Escola Nova(p.170-171).
Uma das críticas de Aranha à Escola Nova é a maior elitização do ensino no que se trata de escolas com melhores condições para o mesmo, inferiorizando a escola pública.
Outra critica citada no texto refere-se à supervalorização da criança refletindo-se na desvalorização do adulto, diminuindo muitas vezes a autoridade que os professores devem de certa forma exercer dentro da sala de aula.
5) A tendência tecnicista na educação, na década e 1960, esteve relacionada a aplicação na escola do modelo