Carta Homem vermelho
Em 1854, o presidente dos Estados Unidos propôs comprar uma grande área de terra dos índios peles-vermelhas, prometendo uma reserva para que nela eles pudessem viver. A resposta do Cacique Seattle é tida como uma profunda declaração de amor ao Meio Ambiente, brotada do coração puro e simples de um índio cheio de reconhecimento à Natureza por tudo de bom que ela dá ao homem.
Esta carta escrita em 1854,enviada em resposta para o governo dos Estados Unidos que tentava convencer o chefe indígena Seatle a vender suas terras.
Esta carta foi enviada ao Presidente , e tornou-se muito Famosa pelo Mundo inteiros .
Na minha Opinião esta carta merece uma reflexao muito atenta pois é uma grande lição de vida e deve ser lida por todos nós , e pelas nossas futuras gereções
Joana
Incrivel mas já passou mais de dois séculos desde que foi escrita a carta do cacique indígena Seatle ao Presidente do Estados Unidos, mas as suas lições permanecem atuais que eu até dira que a carta teria sido escrita ontem.
Mas claro que so compreende isso quem tem a noção de como está o nosso dia a dia.
A carta do cacique Seatle é uma prova de amor a mãe natureza e a vida, o que hoje em dia é raro.
Cada vez que leio esta carta , renovo os meus ensinamentos que ali estão.
É fundamental que se preserve a riqueza da sua cultura, as danças,conhecimentos sobre as plantas e animais e as formas de viver em harmonia com a natureza.
Os Homens Vermelhos são uns selvagens que possuem uma sabedoria milenar que precisamos aprender a ouvir.
No Brasil por exemplo existiam em torno de 4 milhões de indígenas, quando os colonizadores chegaram. Hoje, restam cerca de 200 mil!
Foram expulsos das suas terras pelos exploradores e outros contagiados por doenças contraídas através da poluição dos brancos.