Carta Enciclica
João Paulo II foi o papa da Igreja Católica Apostólica Romana que teve papel importante em varias questões mundial, inclusive no fim do comunismo na Polônia. De origem polonesa da cidade de Wadowice, nascido como Karol Jozef Wojtyla ficou órfão aos 8 anos de idade e perdeu também seus dois irmão mais velhos, cresceu com fundamentos na igreja e aos 9 anos fez sua primeira comunhão. Estudou na escola Marcin Wadowita, mas em 1938 mudou-se para Cracóvia e estudou na Univesidade de Jaguelônica e numa escola de teatro, com receio de ser deportado para a Alemanha João Paulo II teve que trabalhar e em 1941 seu pai, um suboficial do Exercito Polonês, morreu de ataque cardíaco.
A partir de 1942, João Paulo II passa a sentir a vocação pelo sacerdócio e estuda em um seminário clandestino na Cracóvia, após o fim da guerra ele continuou seus estudos Faculdade de Teologia da Universidade de Jaguelônica. Teve sua ordenação como padre em 1 de Novembro de 1946 e completou o seu curso em Roma, fez doutorado em teologia na Universidade Católica de Lublin e em 1958 foi nomeado bispo auxiliar na Cracovia, foi capelão também professor de ética na Cracóvia e em Lublin.
Em 1964 assumiu a função de arcebispo da Cracóvia em 1967 passou para cardeal, principalmente ativo do Conselho Vaticano Segundo, João Paulo II representou a Polônia igualmente em 5 assembléias internacionais de bispos, foi então eleito papa em 16 de Outubro de 1978 sucedendo João Paulo I. Desta forma Karol Jozef Wotjyla passou a ser João Paulo II. O papa então nomeado publicou vários livros poéticos usando pseudônimos como Andrzej Jawien e escreveu também a peça teatral A loja de Ourives em 1960. João Paulo II teve grande influência em questões democráticas como na Europa do Leste onde restaurou a democracia e a liberdade religiosa, reafirmou os ensinamentos católicos que falam do homossexualismo, aborto e métodos artificiais de reprodução humana e muitos outros grandes temas mundiais. Em 1981 quando