Carta enciclica ecclecia de eicharistia do sumo pontífice joão paulo ii

4498 palavras 18 páginas
ESCOLA DE TEOLOGIA NOVA ANDRADINA

CARTA ENCÍCLICA ECCLELSIA DE EUCHARISTIA DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II

Professora: Cida

Aluno: Cirilo Ramos Júnior

20 de fevereiro de 2010 Cirilo.ramos@bol.com.br

Em sua introdução a Carta Encíclica Ecclesia de Eucaristia o Papa João Paulo II, emocionado, relata que a Igreja vive da Eucaristia e que esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém, em síntese o próprio núcleo da Igreja e que desde o Pentecostes, quando a Igreja, povo da nova aliança, iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança.

O concilio Vaticano II justamente afirmo que o sacrifício da eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã.

Na Santíssima Trindade, esta contida todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo.

A maior emoção do Papa João Paulo II, foi durante o Grande Jubileu do ano 2000 quando pude celebrar a Eucaristia no Cenáculo de Jerusalém, onde, segundo a tradição, o próprio Cristo a realizou pela primeira vez,

O Cenáculo é lugar da instituição deste santíssimo sacramento.

Foi lá que Jesus tomou em suas mãos o pão, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo Tomai, todos, e comei: Isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

Depois, tomou em suas mãos o cálice com vinho e disse-lhes: Tomai, todos, e bebei: Este é o cálice do meu Sangue,o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados.

Emocionado deu graças ao Senhor por lhe ter permitido repetir no mesmo lugar, obedecendo ao seu mandato: Fazei isso em memória de mim, as palavras por Ele pronunciadas há dois mil

Relacionados