Justificação e graça
GRAÇA E JUSTIFICAÇÃO
Professora: Cida
Aluno: Cirilo Ramos Júnior
26 de setembro de 2010 Cirlo.ramos@bol.com.br
Justificação O QUE JUSTIFICAÇÃO?
JUSTIFICAÇÃO é a graça do Espírito Santo que tem o poder de nos justificar, isto é purificar-nos de nossos pecados e comunicar-nos à justiça de Deus pela fé e, Cristo e pelo batismo.
“Mas se morremos com Cristo, tem, os fé de que também viveremos com /ele, sabendo que Cristo, uma vez ressuscitado dentre os mortos, já não morre, a morte não tem mais domínio sobre Ele, porque morrendo, Ele morreu para o pecado uma vez por todas; vivendo, Ele vive para Deus. Assim também vós considerei-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus (Rm. 5,8-11)”
Pois é pelo poder do Espírito Santo que participamos da Paixão de Cristo, morrendo para o pecado e da Ressurreição, nascendo para uma vida nova, somos membro de seu Corpo que é a Igreja, os ramos enxertados da videira que é Ele mesmo.
Pelo Espírito Santo, temos parte com Deus. Pela participação do Espírito Santo, nós nos tornamos participantes da natureza divina. Por isso, aqueles, em que o Espírito Santo habita são divinizados.
CONVERSÃO
É a primeira obra da graça do Espírito Santo. É a Conversão que opera a justificação, segundo o anúncio de Jesus Cristo no princípio do Evangelho “Arrependei-vos (convertei-vos) porque está próximo o reino dos céus”. (Mt. 4.17),
A GRAÇA
É sobre a graça que o homem se volta para Deus e se aparta do pecado, acolhendo, assim, o perdão e a justiça do alto.
O QUE COMPORTA A JUSTIFICAÇÃO
A justificação comporta a remissão dos pecados, a santificação e a renovação interior do homem. COMO OCORRE A JUSTIFICAÇÃO
Ela ocorre graças à iniciativa da misericórdia de Deus, que oferece