CARTA DE VENEZA RECOMENDA AO DE PARIS NORMAS DE QUITO RESENHA

325 palavras 2 páginas
CARTA DE VENEZA DE 1964
Escrita e aprovada no II Congresso de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos
Históricos, em Veneza em maio de 1964. A Conservação e a Restauração devem salvaguardar a obra de arte e a história. Defende que a arquitetura modesta também pode ter a significância de monumento histórico. A
Conservação exige manutenção permanente, e todo monumento é inseparável de sua história. A Restauração por sua vez deve ter caráter excepcional, respeitando-se os materiais originais e as contribuições de todas as épocas para a edificação, e deve terminar onde começam as hipóteses. Não se deve falsificar a arte ou a história. Os Sítios Monumentais necessitam de cuidados especiais e as Escavações exigem manutenção das ruínas.
NORMAS DE QUITO (1967)
As recomendações são referentes à adequada conservação e utilização dos monumentos e sítios de interesse arqueológico, histórico e artístico. É importante a estender a proteção do monumento a outros bens móveis para evitar a deterioração. A ideia do espaço é inseparável do conceito do monumento, podendo existir uma zona de caráter monumental, e não um monumento isolado. O monumento nacional é destinado a cumprir uma função social. A valorização de um bem histórico, ressaltando sua natureza, ajuda na contribuição para o desenvolvimento econômico da região. A restauração termina onde começa a hipótese, sendo assim necessário um estudo histórico.
Recomenda-se a atualização da legislação de proteção, com a inclusão de qualificações de zonas de proteção, e implantação de isenção fiscal nos edifícios cujo capital para a restauração seja privado.
RECOMENDAÇÃO DE PARIS (1972)
As recomendações são referentes ao o que define um patrimônio cultural, natural, bens móveis e imóveis. Refere-se também à proibição da exportação, importação e a transferência das propriedades ilícitas de bens materiais.
Adotou-se uma política geral que visou dar ao patrimônio cultural e natural uma função na vida da coletividade e integrar a proteção

Relacionados