Carta da Terra
Os princípios inseridos na Carta da Terra são baseados no: respeito no cuidado da comunidade de vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia, não violência e paz.
RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA
1- Respeitar a terra e a vida e toda a sua diversidade, entendendo que todo o ser humano estão interligados e cada um possui um potencial intelectual, artístico, ético e espiritual da humanidade.
2- Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor, conscientizando-se de que podemos usufruir dos recursos naturais que são disponibilizados, mas temos o dever de preservá-los.
3- Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas, garantindo nossos direitos e liberdade promovendo a justiça econômica e social.
4- Garantir as dádivas e a beleza da terra para as atuais e futuras gerações repassando valores e tradições.
INTEGRIDADE ECOLÓGICA
5- Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida, adotando planos, protegendo as reservas, promover a recuperação de espécies ameaçadas,manejar o uso de recursos renováveis de maneira consciente.
6- Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução impedindo a poluição, evitando atividades que causam ao meio ambiente.
7- Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário, reutilizando materiais recicláveis e usar recursos energéticos renováveis para garantir um estilo que acentue a qualidade de vida.
8- Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a