Carta 2070
Primeiramente gostaria de fazer uma pequena introdução.
Quando falamos em futuro, aposto que sua imaginação vai longe. Carros voadores, tecnologia pra todos os lados, robôs, não é nisso que você pensa?
Mas pode ser que o mundo seja cada vez pior, não estou dizendo que isso é o que realmente vai acontecer, é apenas uma reflexão sobre o que pode acontecer no futuro.
A “Carta de 2070” é um texto escrito na revista “As crônicas de los tiempos” em abril de 2002, onde o autor descreve como ele achava que seria o planeta no futuro. Essa carta é narrada por um homem de 50 anos que vive no ano de 2070 e conta como estaria o mundo nessa época.
O texto começa assim: “Estamos no ano de 2070 e tenho 50 anos, mas a minha aparência é de alguém que tem 85 anos. Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água, creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas da sociedade e recordo quando eu tinha 5 anos em que tudo era muito diferente, em 2025. Havia muitas arvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia tomar um delicioso banho de chuveiro por cerca de 1 hora, e agora temos que usar toalhas em azeite mineral para limpar as nossas peles. Antes todas as mulheres mostravam sua formosa cabeleira e agora devem raspar a cabeça para facilitar mantê-la limpa sem água. Antigamente era muito comum meu pai limpar o carro com uma água que saia de uma mangueira, se eu contar isso hoje me dia para as crianças elas irão dizer que sou mentiroso, pois é uma coisa inacreditável, acreditar que a água era utilizada dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam “cuide da água” só que ninguém ligava, pensávamos que jamais a água iria acabar. Agora todos os rios, barragens, lagoas, mananciais aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de agua ideal para se beber era de 8 copos por dia, hoje é meio. As roupas são descartáveis, o que aumenta de forma absurda a quantidade de lixo. Tivemos que voltar a usar