Carro
Prof. Rossiano Renato Casarin
Trabalho Final da Disciplina Fabricação de Pneus
Integrante:
Bárbara Raquel Wilhelm
Santo Ângelo
2014-2
1 Introdução
O trabalho descreve de forma simples e clara o processo de fabricação de pneus, desde os materiais até a revisão final. O objetivo principal é reconhecimento dos processos de produção aprendidos em sala de aula, e também a ampliação do conhecimento em uma área específica da engenharia mecânica.
2 Desenvolvimento
2.1 Materiais
2.2 Pigmentos, químicos e até 30 tipos diferentes de borracha, entre elas borrachas naturais e sintéticas. É adicionado também o chamado "negro de fumo", um derivado do petróleo usado para deixar a mistura mais resistente e é responsável também pela coloração preta da maioria dos pneus. A lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.
2.3 Partes de um pneu
Lonas: As lonas são as camadas de tecido que constituem a estrutura do pneu e são geralmente compostas por cordas de fibra entrançadas e revestidas com borracha. Estas permitem que o pneu seja flexível, mas não elástico.
Talões: Os talões são fabricados com aço forte entrançado, revestido com borracha, e criam um vedante hermético entre o pneu e a jante da roda. Cinta: As cintas de aço são colocadas à volta do pneu para reforçar a resistência e proporcionar rigidez. Estas são constituídas por folhas de fio de aço trançado revestidas com borracha. Por vezes, também é adicionado um cabo de Kevlar para força adicional, resistência a furos e durabilidade.
Flanco: Trata-se da área de borracha de espessura adicional que é colocada do talão ao piso e que oferece ao pneu estabilidade lateral. É também aí que poderá encontrar todas as informações do fabricante sobre o seu pneu.
Ombro: O seu pneu tem uma pequena extremidade biselada entre o piso e o flanco. O seu design e construção têm um papel importante no modo como o pneu o ajuda em curvas.
Piso: Trata-se da área