Carregamento eletrico
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA
CAPÍTULO 01 – O CARREGAMENTO ELÉTRICO DE
CONDUTORES E ISOLANTES
1.1 Fontes dos fenômenos Elétricos e Magnéticos
Tome, por exemplo, duas canecas de café de forma geométrica idêntica. Uma delas é feita de cerâmica e a outra de alumínio. Pode-se estabelecer a diferença entre as duas por inspeção visual ou pelo tato.
Através da luz refletida por ambas, percebe-se que são feitas de materiais diferentes. Entretanto, a análise ótica dos objetos utilizando apenas os olhos pode parecer incompleta. Sustenta-se, então, uma delas com a mão direita e a outra com a mão esquerda. Verifica-se pelo tato1 que uma delas é mais pesada do que a outra. Além disso, o contato com as mãos revela que uma delas é mais “fria”. Essa sensação de quente e frio quando se toca dois objetos simultaneamente com as duas mãos, na maioria das vezes, revela que são feitos de materiais diferentes. Pode-se, quase com certeza, afirmar que as duas canecas são feitas de materiais diferentes. O odor natural de ambas, o sabor devido ao contato com a língua e o som provocado quando ambas são batidas com uma caneta, completariam a análise e reforçariam a hipótese de serem realmente de materiais diferentes.
Tome, agora, outras duas canecas: uma delas é de vidro e a outra de quartzo. Pode-se concluir por uma análise idêntica à do parágrafo anterior que são feitas de materiais diferentes? Provavelmente, os únicos resultados que suportariam que elas são feitas de materiais diferentes seriam o peso de ambas, quando fossem sustentadas simultaneamente com as mãos esquerda e direita, e o som provocado devido à batida com a caneta.
Conclui-se, dos dois experimentos expostos, que a análise da realidade
1
As terminações nervosas da pele são sensores da pressão da força normal pelos objetos que tocamos.
exercida sobre a pele
2
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE