Carregador de bateria de celular
UFJF
Carregador de baterias:
Retificador de onda completa com transformador de derivação central
Caique Rocha Miranda
Lucas Giroto de Oliveira
Mateus de Lima Filomeno
JUIZ DE FORA
Agosto - 2013
1 - Introdução teórica
Durante nosso dia à dia, por várias vezes não percebemos a função essencial de diversos equipamentos eletroeletrônicos que nos rodeiam. Nesse trabalho teórico-prático procuraremos demonstrar detalhadamente como projetamos e construímos um desses equipamentos, o carregador de baterias para celulares. Para isso começaremos falando como são os elementos que vamos trabalhar.
1.1 - Baterias
As baterias são elementos químicos que nos fornecem sinais de tensão contínua (ou melhor, tensões diretas) através de reações eletroquímicas internas, que desde 1748 vem sendo explorados. Sua cronologia, com os principais acontecimentos, é apresentada abaixo:
1748 - Benjamin Franklin cria a primeira "bateria".
1800 - Alessandro Volta inventou a pilha e descobriu o primeiro método prático de geração de eletricidade.
1836 - John F. Daniell criou um pilha revolucionária que tinha um tempo de duração muito longo em relação a pilha de Volta.
1839 - William Robert Grove desenvolveu a primeira célula de combustível, que produziu elétrica combinando hidrogênio e oxigênio.
1859 - O inventor francês Gaston Plante, desenvolveu a primeira armazenagem prática de chumbo-ácido de bateria que pode ser recarregada (bateria secundária).
1881 - JA Thiebaut patenteou a primeira bateria com ambos o eletrodo negativo e pote poroso colocado em um copo de zinco.
1881 - Carl Gassner inventou a pilha primeiro sucesso comercial seca (zinco-carbono da célula).
1899 - Waldmar Jungner inventou a bateria de níquel-cádmio primeiro recarregável.
1901 - Thomas Alva Edison inventou a bateria de armazenamento alcalina.
1949 - Lew Urry desenvolveu a pequena bateria alcalina, que