caroline abreu
• História da Fotografia
- Leonardo da Vinci por volta de 1558 quando usava a câmera escura, que foi a base da invenção da fotografia, usada para o registro de imagens na história antiga.
- Ângelo Sala, em 1604 para a história, pois descobriu que um composto prata ficava escuro quando exposto ao sol.
- Johann Heinrich Schulze desvendou que tal substância prata era halógena, que se convertera em prata metálica, desta forma contribuindo para o resumo da história.
- A primeira foto surgiu em 1826 quando o francês Joseph Nicéphore Niépces reproduziu uma imagem numa placa feita de estanho com um derivado de petróleo fotossensível. Com técnicas primárias, a imagem precisou ficar exposta à luz solar por oito horas para ter o resultado final, que foi chamado de “heliografia”.
- Daguerre que produziu efeitos visuais denominados “diorama”, e foi a apartir disso que Daguerre e Niépce passaram a se corresponder firmando sociedade. Mas depois da morte de Nièpce, Daguerre descobre um processo à base de vapor de mercúrio reduzindo o tempo de revelação das imagens de horas em minutos, chamado de daguerreotipia, considerado um grande avanço para a fotografia em resumo.
- Fotografia Calótipo: No ano de 1839 o britânico William Fox Talbot realizava pesquisas com papéis fotossensíveis e enviou seus trabalhos à Royal Institution e à Royal Society garantindo que suas descobertas fossem creditadas a ele. Desenvolveu um processo, até então novo, chamado de calótipo, com papéis revestidos de cloreto de prata que em contato com outro papel produziria mais uma imagem. Este é um processo idêntico ao que se usa hoje, produzindo um negativo onde é possível fazer cópias posteriores das imagens.
- Fotografia Kodak: a partir de 1888 é que de fato a fotografia se popularizou surgindo empresas como a Kodak, abrindo portas para que todos pudessem tirar suas fotos com máquinas e os rolos de filme. Primeiramente surgindo em preto e branco e depois os filmes