Carnaval na escola: uma proposta lúdica para aprender e descontrair
MARIA FRANCISCA REIS TRINDADE
MARIA VANDERLUCE DO NASCIMENTO CRUZ
CARNAVAL NA ESCOLA: Uma proposta lúdica para aprender e descontrair
Trabalho apresentado ao Programa de Formação Mídias na Educação referente à atividade Mídia Material Impresso - Gênero Textual em projeto didático
TUTORA: Rosa Amélia Veloso
SÃO LUIS 2011
1. JUSTIFICATIVA
Este projeto surgiu a partir de pesquisas, estudos e discussões a respeito de gêneros textuais e sua importância no contexto da sala de aula. Da carência de informações sobre o carnaval e a possibilidade de mudanças no processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, sentiu-se a necessidade de propor atividades que proporcione bem estar e aprendizado aos educandos.
O professor mediador é um dos responsáveis pela contextualização, pela problematização, seguida das descobertas de novas informações e significados que transmite aos alunos.
Destarte, o projeto visa possibilitar aos alunos pesquisarem a origem e o surgimento do carnaval no Brasil. Sabe-se que o carnaval teve sua origem na Europa, difundindo-se por outros países, inclusive no Brasil. É uma das festas mais animadas e representativas do mundo. No Brasil ficou sendo conhecida como entrudo.
O carnaval era uma brincadeira dos chamados brancos, que por sua vez divertiam-se dentro de suas casas, com todo esplendor, muito brilho, fantasias, alegorias (dentre elas usavam uma chamada laranjinha, que era uma bola de cera que ao quebrar-se perfumava o ambiente), enquanto que os escravos brincavam com farinha de trigo e maisena.
Era chamado também de festa da molhação por ser uma brincadeira suja, onde nos foliões se jogavam água suja, xixi, fuligem e outros pós. A festa era realizada no período da colheita, onde eram entoados cantos para espantar os espíritos maus.
Nesse contexto, pretende-se mostrar aos alunos não somente a origem do carnaval, mas também sua influência e contribuição nas mais variadas culturas da sociedade