CArlota Joaquina
Cena 1- Dom João casa-se com a infanta criança Carlota Joaquina que tem apenas 10 anos de idade. Ela arranca-lhe a orelha quando este tenta consumar o casamento. Apesar de ser de costume entre os monarcas se casarem mesmo antes de nascerem, a infanta se defendeu de um ato que hoje na atualidade é crime hediondo com cárcere privado de 16 a 30 anos. É prática de pedofilia ou violência sexual contra crianças ou adolescente. Talvez esse crime é um dos mais difíceis para o Serviço Social de enfrentamento.
O assistente social deve ter clareza e dar importância a família em seu contexto histórico para entender o porque se chegou a uma situação de violência assim.
“A Família é o melhor lugar para o desenvolvimento da criança e do adolescente,quando a convivência familiar é saudável. Pois na família,lugar de proteção e cuidado também é lugar de conflito e pode ser um espaço de violação de direitos”Winnicotte- 2005
Cena 2-O desembarque da Família Real ao Brasil em Salvador, vê-se nitidamente o desprezo que a corte portuguesa tem para com os nativos e os negros.
Ao beijar a mão da soberana Carlota Joaquina em sinal de respeito,ela demonstra sua reação de desdém e repulsa para com seus novos súditos.
A discriminação social e racial é vista em quase todos os momentos do filme, salvo com o seu amante negro que ao amá-lo,Carlota não fica em posição de comando.
Nos dias atuais podemos citar vários exemplos de racismo ,que infelizmente são tantos,mas destacamos o acontecimento do vendedor de automóveis de luxo que expulsa um menino negro quando este adentra a loja, sem saber que os pais da criança estava diante dele comprando o carro.Isto é chamado de preconceito.
Cena 3_Custódia em sua casa recebe uma senhora que procura ajuda para um ente querido que está preso por intermédio desta que é