carl orff
pág.
Introdução
2
Enquadramento da Época
3
A vida de Carl Orff
7
Obras de Carl Orff
11
Carmina Burana
14
Método de Orff
18
Conclusão
28
Bibliografia
29
Introdução
(10 de julho de 1895 — 29 de março de 1982)
Foi um compositor alemão, um dos mais destacados do século XX, famoso sobretudo pela sua obra Carmina Burana.
Contudo, a sua maior contribuição é na área da pedagogia musical, com o Método
Orff de ensino musical, baseado na percussão e no canto. Orff criou um centro de educação musical para crianças e leigos em 1925, no qual trabalhou até a data do seu falecimento. Enquadramento da Época
Gostaria de destacar algumas características da obra e vida de Carl Orff. Ele viveu numa época onde o sistema serial de Schoenberg, Alban Berg e outros, estava em moda, no entanto ele ignora este modismo, que se tornaria decadente mais tarde e desenvolve a sua própria personalidade musical. A sua obra centraliza modos antigos, utiliza ritmos ostinatos, as suas obras eram ricas em efeitos sonoros sempre emoldurados pelos instrumentos de percussão. Sua originalidade e genialidade, repousam na coerência e equilíbrio estrutural.
As composições de Carl Orff tem uma influência de padrões estéticos do Romantismo pela relevância dada às linhas melódicas e pela inspiração em obras de poesia medieval. O legado da cultura musical do Romantismo Alemão marcou, de facto, o seu espírito de forma decisiva. Com efeito, a sua obra musical inspirou-se, inúmeras vezes, em obras literárias do passado como, por exemplo, nas suas peças:
“Carmina Burana” baseado num manuscrito medieval de um mosteiro da Baviera, “Antígona” baseada na tragégia grega de Sófocles e “Sonho de uma Noite de Verão” baseada na peça teatral de William Shakespeare.
Orff relutava em denominar seus trabalhos simplesmente como óperas. Por exemplo, ele designou Der Mond (ou A lua em língua alemã) (1939) como Märchenoper (ou Ópera de