Carij S S O Os Ind Genas Que Ocupavam O Territ Rio Que Ia De Canan Ia
536 palavras
3 páginas
Índios carijósTurma:151
Série:5ª
Colégio:Martin Luther
Componentes: Lucas Prediger, Éllen e Gustavo Bangemann
Professora:Elisete
Carijós são os indígenas que ocupavam o território que ia de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil, até a Lagoa dos Patos, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.
Vistos pelos primeiros povoadores portugueses como o melhor gentio da costa, foram receptivos à catequese cristã. Isso não impediu sua escravização em massa por parte dos colonos de São Vicente. Em 1554, participaram do ataque a São Paulo. Eram cerca de 100 mil.
O litoral gaúcho e catarinense, ao tempo da descoberta, era habitado pelos guaranis, que se estendiam pelo interior, às margens da imensa Lagoa dos Patos.
Os carijós eram considerados pelos colonizadores portugueses como índios dóceis, trabalhadores e bem intencionados. Pertenciam ao ramo guarani e efetuaram uma marcha migratória do Paraguai para o sul do litoral brasileiro.
Ayolas, na conquista do Paraguai, encontrou-se com os carijós à margem de um rio que deságua vinte quilômetros acima da foz do ramo principal do Pilcomaio, onde os ameríndios em questão possuíam uma aldeia cercada por uma paliçada dupla e guarnecida de bocas de lobo (escavações com estrepes no fundo). Os espanhóis acossados pela fome, marcharam resolutamente para a vitória. Os índios, ao ouvirem os primeiros estampidos das armas de fogo, fugiram em corrida louca, caindo muitos nas próprias esparrelas que haviam armado aos invasores. Depois de ocupar a taba, em homenagem a Santíssima Virgem, deu Ayolas, o nome de Assunção.
Costumes
Os carijós construíam suas casas cobrindo-as com cascas de árvores e já fabricavam redes e agasalhos com o algodão que cultivavam, forrando-as com peles e ataviando-as com plumas e penas. Acostumaram-se a ajudar todos os navios que lhe solicitassem auxílio, até que um dia, traídos na sua boa fé, acabaram considerando os brancos inimigos.
Na arte de cura, os carijós estavam bem