Cargas eletricas
[pic]
A CARGA ELÉTRICA
Como certos átomos são capazes de ceder elétrons e outros de receber elétrons, é possível produzir uma transferência de elétrons de um corpo para outro. Quando isto ocorre, a distribuição igual das cargas positivas e negativas em cada corpo deixa de existir. Portanto, um corpo terá um excesso de elétrons e a sua carga terá uma polaridade elétrica negativa, ou menos (-). O outro corpo conterá um excesso de prótons e a sua carga terá uma polaridade positiva, ou mais (+). Quando um par de corpos contém a mesma carga, isto é, ambas positivas (+) ou ambas negativas (-), diz-se que os corpos têm cargas iguais.
Quando um par de corpos contém cargas diferentes, isto é, um corpo é positivo (+) enquanto o outro é negativo (-), diz-se que eles apresentam cargas desiguais ou opostas. A lei das cargas elétricas pode ser enunciada da seguinte forma: Cargas iguais se repelem, cargas opostas se atraem.
Corpos eletrizados
A eletrização por contato é um processo em que um corpo eletrizado A é colocado em contato com um corpo neutro B. Preferencialmente, deve-se empregar dois corpos condutores de eletricidade.
Quando um corpo neutro é posto em contato com um corpo eletrizado, eletriza-se com carga do mesmo sinal. Se A estiver eletrizado positivamente, em contato com B, atrairá elétrons deste, o qual se carregará positivamente. Se A estiver eletrizado negativamente, seus elétrons em excesso se repelem e passam em parte para B, que se carregará negativamente. Aos condutores A e B, aplica-se o princípio de conservação das cargas elétricas, isto é, a carga total permanece constante antes e após o contato
[pic]
aproxime um pente, de corpos leves, como por exemplo pequenos pedaços de papel. Verá que nada acontece. Depois atrite o pente, com um pedaço de pano, ou lã, ou seda, e aproxime novamente dos pedaços de papel ou de cortiça. Verá que o pente, depois de atritado, atrai aqueles corpos leves. Com essa observação simples