Cargas Eletricas e Descargas Eletricas
Diego de O. Silva – 201403186464
Cargas Elétricas e Descargas Elétricas
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Física Experimental lII do curso de Engenharia da Universidade Estácio de Sá, Campus Sulacap, (5ªfeira 21:10), coordenado pelo Professor Vitor Dias, como requisito parcial de avaliação.
Rio de Janeiro
20 de Agosto de 2015 SUMÁRIO
Introdução 3
Objetivos 4
Materiais 4
Procedimentos Experimentais 5
Resultados e Discussões 6
Bibliografia 7
1. Introdução
Toda matéria que conhecemos é formada por moléculas, as moléculas são formadas por átomos, e os átomos são compostos por partículas elementares: prótons, nêutrons e elétrons.
Vamos imaginar que a estrutura do átomo seja igual a do planeta Júpiter, onde tem um núcleo (planeta) e a eletrosfera (anéis de Júpiter), onde os prótons e os nêutrons ficam dentro do núcleo e os elétrons ficam na eletrosfera.
Os prótons e os nêutrons não se movimentam, já os elétrons se movimentam saindo de um átomo para outro.
Os prótons e os nêutrons tem massa praticamente igual, já os elétrons tem massa milhares de vezes menores.
Representamos a massa de elétrons da seguinte forma, onde M e a massa de prótons:
Obs.: a massa de elétrons e aproximadamente 2 mil vezes menor que a massa dos prótons.
Representação de um átomo:
Se pudéssemos separar os prótons, nêutrons e elétrons de um átomo, e lançá-los em direção a um imã, os prótons seriam desviados para uma direção, os elétrons a uma direção oposta a do desvio dos prótons e os nêutrons não seriam afetados.
Esta propriedade de cada uma das partículas é chamada Carga elétrica. Os prótons são partículas com cargas positivas, os elétrons tem carga negativa e os nêutrons tem carga neutra.
A Descarga elétrica como o próprio nome diz é descarregar a energia elétrica. Ela pode ocorrer em aparelhos, no solo, em você e em vários lugares. Ou seja, um exemplo,