carga eléctrica Q
Figura 337 Representemos por R a região abrangida por êsses dois campos (Fig. 338). Quando a carga Q se desloca, êsses dois campos também se deslocam: considerando uma direção r qualquer, os campos elétrico e magnético vão atingindo sucessivamente os pontos A,B,C... à medida que a carga se desloca. Isso nos dá uma primeira idéia de como um campo elétrico e um magnético podem propagar-se juntos pelo espaço: basta que uma carga elétrica entre em movimento.
Uma característica fundamental nessa propagação é a seguinte. Se o movimento da carga éretilíneo e uniforme, então só há propagação dos campos enquanto a carga está em movimento. Mas, se movimento não for retilíneo e uniforme, isto é, se a carga for acelerada ou retardada, então se observa que:
1o) esses dois campos continuam avançando pelo espaço, e em todas as direções, mesmo que a carga pare;
2o) esses dois campos avançam com uma velocidade igual à velocidade de propagação da luz.
Figura 338
Definição Chama-se onda eletromagnética ao conjunto dos campos elétrico e magnético propagando-se pelo espaço. As ondas eletromagnéticas são sempre produzidas por cargas elétricas aceleradas ou retardadas. Evidentemente deve haver uma razão para que se chame “onda”. A razão é a seguinte: consideremos uma direção r qualquer de propagação dos campos (fig. 339). Ao longo dessa reta, o módulo do vetor campo elétrico varia, e se marcarmos os vetores em todos os pontos de r, as extremidades dos vetores se dispõem sobre uma linha que tem a forma de uma onda. Isso