carcterizacao de portas logicas
Prof. Dr. MARCUS VINICIUS CHAFFIM COSTA
TURMA: FF
Pré-Relatório 01
Aluno : Wellington Jonathan de Souza Rodrigues
Matrícula:130137898
1°/2014
1
1. Pesquisa bibliográfica
Família TTL
A família TTL (Transistor-Transistor Logic) é derivada da antiga família DTL, sendo o resultado de uma série de inovações tecnológicas. Uma delas é a utilização nos seus circuitos internos de transistores bipolares de vários emissores, também conhecidos como multiemissores. CIs TTL são de fácil manuseio, os CIs TTL da serie 74XX tem como características alimentação de 4,75 a 5,25V é e utilizada principalmente com fins comercial, suporta Temperaturas entre: 0 a 70ºC, cada porta TTL da serie 74 consome, em média, uma potência de 10 mW . Já Serie 54XX de uso militar ou profissional (devido sua margem de variação nas especificações de temperatura e Alimentação), suporta Temperaturas entre: -55 a 125ºC, Alimentação: 4,5 a 5,5V . Em suma a Família TTL apresenta vantagens como: eliminação de resistores de entrada; eliminação de rede de diodos; maior velocidade de comutação; maior imunidade a ruídos; fácil manuseio.
Familia CMOS
A Família CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor), trata-se de uma família que tem seus circuitos construídos por transistores MOS-FETs complementares do tipo de canal-N e canal-P no mesmo circuito.
As características principais desta família são: alto Fan-Out, alta margem de imunidade a ruídos e baixíssimo consumo bem diferente da Família TTL possui uma faixa de alimentação que se estende de 3V a 15V ou 18V dependendo do modelo.
Os circuitos integrados CMOS são dimensionados para opera na faixa de temperatura de -40 ºC a +89 ºC nas series Comuns e de -55 ºC ate +125 ºC para CIs de uso profissional (militar).
O processo de fabricação do CMOS é mais simples que o do TTL, possuindo também uma densidade de integração maior, porém são mais lentos do que os TTL, apesar da nova série CMOS de