Caraterísticas da Escultura Arcaica, Clássica e Helenística
734 palavras
3 páginas
CARATERÍSTICAS DA ESCULTURA ARCAICA, CLÁSSICA E HELENÍSTICA ARTE GREGA
Escultura - A escultura grega deveu-se sobretudo para desempenhar funções religiosas, políticas, honoríficas, funerárias e ornamentais, o tema desta, era somente o ser humano. Dividiu-se em três períodos: Arcaico, Clássico e Helenístico.
A escultura do período Arcaico
(Séculos VIII-V (inicio) a.C.)
Período longo, caraterizado pela ordem e monumentalidade.
A figura humana é representada por jovens homens, de nome Kouroi e jovens mulheres de nome Korai,
representa os primeiros estágios de formação de uma tradição escultórica. tornou-se uma das mais significativas em toda a história desta arte, no ocidente.
Considerado apenas uma introdução ao Classicismo.
Correspondeu ao renascimento da arte num sentido monumental.
É visto como um monumento de muita atividade intelectual, política e artística.
Afirmou o gosto pela arquitetura e a escultura de grandes dimensões.
A escultura arcaica apresentou algumas semelhanças com a escultura egípcia. Era caracterizada pela sua sobriedade, o volume maciço e “cubico”, a silhueta de ombros largos, a perna esquerda sempre adiantada, o sorriso arcaico e os punhos cerrados são alguns dos elementos que sugeriram algum primitivismo, rigidez e pouca espontaneidade por parte dos escultores. No entanto uma observação mais atenta mostra-nos um sentido de representação e uma intencionalidade artística completamente diferentes, pois para além de serem as primeiras estátuas humanas de pedras em tamanho natural, que foram executadas de pé, sem qualquer tipo de apoio, adquiriram um espirito de vida interior.
Koroi – representação de homens.
Korai – representação de mulheres.
A escultura do período Clássico
No período clássico o interesse desloca-se do geral para o particular, do simples para o exuberante e a representação anatómica sofre alterações: um maior estudo de musculatura do tronco e