caralho
Com a proposta de expandir o conhecimento dos alunos de uma classe de segundo de eletrotécnica da Escola Técnica do Rio de Janeiro, foi proposta pelo professor orientador de geografia a execução de um trabalho onde os alunos seriam divididos em grupos e cada um pegaria um bairro do Rio de Janeiro. Com isso um grupo de cinco alunos ficou com o bairro de Bangu, onde deveriam estudar a história do local e entrevistar um morador para maior conhecimento.
Desenvolvimento 2
Bangu
Tudo começou no ano 1673, quando Manuel de Barcelos Domingues, um dos primeiros povoadores do Rio de Janeiro, construiu uma capela particular em sua Fazenda Bangu, primitivamente Engenho da Serra onde teve início a vida progressista de Bangu. Mais tarde a Companhia Progresso Industrial do Brasil, adquiriu a propriedade dessas fazendas, onde fundou, em 1889, a Fábrica de Tecidos Bangu. A fábrica prosperou por muitos anos e ajudou muito a região a crescer em alguns aspectos, proporcionando a população uma boa qualidade de vida, onde a fábrica financiava para todos os seus empregados casas construídas com materiais que na sua maioria vinham da Europa, em 1904 um grupo de operários ingleses e brasileiros fundou o time de futebol Bangu Atlético Clube, no mesmo ano, foi também inaugurada pela Fábrica Bangu uma escola para os filhos dos operários denominada Presidente Rodrigues.
Com a implantação ferrovia foi imprescindível para intensificação da urbanização e ocupação das áreas, não só de Bangu, mas das demais áreas da Zona Oeste carioca, uma vez que tornou possível o transporte de produtos e pessoas até a região, que até em tão se mantinha praticamente isolada do centro urbano da cidade, tanto pela grande distância, quanto pelas barreiras físicas naturais encontradas