Características do Planeta
Crosta: É a primeira camada, basicamente é fundamentalmente formada por rochas leves, tendo como principal estrutura formadora os seguintes minerais: silício, alumínio e o magnésio. A crosta apresenta uma variação estrutural muito significativa, pois nas zonas continentais ela pode variar de 20 a 70km de espessura, a qual sofre uma pequena diminuição nas zonas oceânicas, onde a variação é de 5 a 15 km de espessura.
Manto: É a segunda camada da Terra, o qual apresenta uma camada que vai de 30km até 2900 km da terra. Além da temperatura interna, a qual pode chegar a 2000°C. Devido a alta temperatura, as rochas são em forma líquida.
Núcleo: Terceira e última camada da terra. Não se sabe exatamente qual sua composição, mas acredita-se que ele seja formado de Ferro, Níquel e outros elementos.
Relação:
O planeta Terra é formado por 3 camadas as quais são Crosta Terrestre, Manto e Núcleo. A Crosta é a porção externa da Terra, é a camada mais conhecida, por conta dos diversos estudos realizados em função de sua dinâmica. Sua espessura é variável, sendo maior onde há grandes montanhas e menor nas fossas oceânicas. Sob os mares, a crosta costuma ter cerca de 7 km de espessura; sob os continentes, ela chega a 40 km em média. No total a espessura externa pode variar entre 5 a 70 quilômetros. O Manto está logo abaixo da crosta, é a camada mais espessa da Terra. Possui espessura de 2950 quilômetros. O Manto divide-se em superior e inferior. O superior, que fica logo abaixo da crosta, tem uma temperatura relativamente baixa 100°C e uma consistência similar à camada de cima. No Manto inferior a temperatura é bem mais alta, chegando a 2200°C perto do núcleo. A pressão no Manto pode chegar a 1,5G milhão de vezes a pressão da atmosfera. O Núcleo é a mais profunda e menos conhecida das camadas que compõem o globo terrestre. Acredita-se que o Núcleo seja formado por uma camada externa, a qual é líquida, e uma camada interna que é sólida e mais densa, composta