caracteristica dos nove planeta
Nosso sistema solar tem oito planetas reconhecidos, cada um com suas características únicas. Há dois tipos principais de planetas — os terrestres e gigantes gasosos. Os quatro mais próximos ao sol — Mercúrio, Vênus, Terra e Marte — são planetas terrestres. Eles são menores com superfícies rochosas e atmosferas relativamente finas. Os gigantes gasosos — Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — são maiores, mas a grande parte do tamanho é constituída por atmosferas incrivelmente grandes, com núcleos pequenos e gélidos.
Mercúrio
Mercúrio é o planeta que se encontra mais próximo ao sol. Sua superfície cheia de crateras pode alcançar os 427 °C devido à sua proximidade solar e sua rotação lenta. Sendo levemente maior do que a lua terrestre, ele é o menor planeta do sistema solar. Mercúrio não possui luas ou anéis, e possui uma atmosfera bastante fina.
Vênus
O segundo planeta a partir do sol, Vênus, é ligeiramente menor do que a Terra e, devido à sua proximidade a ela, ele é o maior planeta visto em nosso céu noturno. Sua superfície irregular é quente, com temperaturas superficiais que ultrapassam os 480 °C. Vênus possui uma densa atmosfera composta por ácido sulfúrico e dióxido de carbono. A densidade atmosférica do planeta torna a pressão do ar 90 vezes a pressão encontrada na Terra. Por esta razão, o planeta é decididamente hostil à vida.
Terra
Terra, o terceiro a partir do sol e o maior dentre os planetas terrestres, é o único planeta conhecido a ter seres vivos e também o único com água no estado líquido em sua superfície. Sua atmosfera, composta principalmente por nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, é crucial à habilidade terrestre de suportar a vida. A superfície da Terra está repleta principalmente de água, mas tem grandes massas de terra e uma incrível variedade de ecossistemas.
Marte
Marte, também chamado de "planeta vermelho", é o quarto planeta do sistema solar. Sua superfície se caracteriza por tempestades