Características da população mundial
Para o estudo da população mundial, a dividimos por estrutura etária, sexo, e por pessoal ocupado nas diversas áreas econômicas.
Um mundo mais velho Com o passar do tempo, o desenvolvimento da humanidade que possibilitou um aumento na expectativa de vida e uma diminuição na taxa de natalidade considerando de forma geral. Pesquisas apontam que o grupo dos idosos, apesar de compor uma pequena parte da população mundial é a que cresce mais rápido. O núcleo das grandes populações idosas se situa nos países cujo desenvolvimento, tanto econômico quanto social é maior, como a Itália, o Japão e a Noruega. Em contraponto, os países onde a população idosa é menor normalmente tem um desenvolvimento tanto econômico quanto social rebaixados. Nove dos dez países com maior numeram de sua população jovem estão na áfrica. Outro dado importante é que pesquisas apontam que a maioria da população idosa será de mulheres, graças a longevidade feminina. Em 2002 a ONU convocou uma assembleia com a intenção de discutir a finalidade dos idosos na sociedade atual, para que não fossem vistos como um encosto. Da forma como as pessoas estão vivendo mais e melhor, pode-se conferir aos mais velhos e aposentados para que voltem a ativa com a finalidade de disseminar sua experiência.
Pirâmides etárias As pirâmides etárias são as ferramentas usadas para controlar a quantidade populacional de acordo com sua idade e sexo. De cada lado da pirâmide reside um sexo. A idade da população vai crescendo de baixo para cima, logo na parte inferior ficam as crianças e jovens, na média ficam os adultos e o topo é reservado aos idosos. A pirâmide de países desenvolvidos possuem uma base estreita, e um meio e um topo mais alargados. A pirâmide de um países subdesenvolvidos tem uma base mais larga e um