Matematica Financeira
Quanto custa o dinheiro? Como ele valoriza ou desvaloriza?
O que é o dinheiro?
Dinheiro: (S, m.) “1. Mercadoria (geralmente representada por cédulas e moedas) que tem curso oficial, e cujo valor é estabelecido como o equivalente que permite a troca por outra(s) mercadoria(s), de cujo valor comparativo é a medida. 2. P.ext. Tudo que representa dinheiro(1), ou nele pode ser convertido (cheques, títulos, ações, mercadorias negociáveis, etc.).” (Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa, 1988)
A transformação do dinheiro ao longo do tempo gira a economia do mundo, os juros são o combustível do mercado, quanto mais juros mais dinheiro é injetado.
O dinheiro hoje na mão vale mais que o dinheiro a receber daqui a alguns anos? Pensando nas possibilidades que o mercado trás de investimentos, sem duvida o dinheiro bem aplicado no dia de hoje vai gerar belos retornos no futuro.
Justificativa
Empresas e até mesmo pessoas de modo geral precisam tomar decisões às vezes quase que diárias do que fazer com o dinheiro, guardar, investir, comprar um imóvel ou simplesmente gastar.
Entender como funciona o regime dos juros e aplicações financeiras, é obrigação de um bom funcionário. Mas não basta ter o conhecimento teórico sobre os juros, pois é tudo mais complexo, é preciso analisar o mercado, entender os prazos e negociar as taxas para que o retorno seja o melhor possível.
Desenvolvimento
Pensando no hoje, o dinheiro na mão vale mais que o dinheiro a receber daqui a 10 anos se forem na mesma quantia, mas é se o valor for investido e somente acessado daqui a alguns anos, qual terá mais valor?
Esse valor será acrescido de juros que de um modo bem simples pode ser definido como o custo do dinheiro que ainda não existe, ou seja, é o custo do dinheiro no tempo!
Sendo assim, para verificar o real valor do dinheiro no tempo, é preciso calcular os juros no valor presente com base nas taxas e tempo de aplicação e saber o retorno final.
Segue