Caracterização do solo
* SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
RESULTADOS
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS E CONCLUSÕES
BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
É apresentada nesse relatório a metodologia utilizada para preparo de amostras de solo. O objetivo da realização desse ensaio é a caracterização do solo.
O termo Caracterização é utilizado para identificar um grupo de ensaios que visam obter algumas características básicas dos solos com o objetivo de avaliar a sua aplicabilidade nas obras de terra. Os ensaios laboratoriais de caracterização do solo constituem uma das componentes de grande relevância na engenharia. A norma que rege a preparação das amostras de solo para os ensaios de caracterização é a NBR 6457 (“Amostras de solo - Preparação para ensaio de compactação e ensaios de compactação e caracterização”). São considerados ensaios de caracterização do solo: análise granulométrica, determinação dos limites de liquidez e plasticidade, e massa específica dos grãos.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Solo é o material proveniente da decomposição das rochas pela ação de agentes físicos ou químicos, podendo ou não conter matéria orgânica. Para estudar um solo, precisamos primeiro definir o objetivo do estudo.
O solo pode ser usado como material de construção, onde é importante o conhecimento das suas propriedades - que poderão ou não ser aproveitadas integralmente ou modificadas. Esse conhecimento pode até conduzir à decisão de não utiliza-lo. Quando em um determinado terreno vai ser construída uma obra de engenharia, o tipo de obra e sua interação com o solo definem quais os estudos a serem feitos. Conforme a obra de engenharia que será executada, podem nos interessar as camadas mais profundas e/ou mais próximas da superfície.
Estruturas naturais como taludes de corte ou encostas naturais facilitam o estudo do comportamento do solo sob condições diversas, como variações das condições de