Caracterização de particulas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Engenharia Química
PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
Relatórios de aula apresentados para a disciplina de Laboratório de Engenharia Química I.
Bagé
2011
ÍNDICE GERAL
Resumo
Introdução
Revisão Bibliográfica
Materiais e Métodos
Resultado e Discussão
Conclusão
Anexos
1-Caracterização Física de Partículas
Resumo
O experimento de caracterização física de partículas tem como objetivo obter o diâmetro da partícula, a massa específica, a massa específica bulk, a esfericidade e a porosidade do leito de partículas para os seguintes sólidos: soja, arroz, vidro, polietileno, poliuretano e porcelana. A partir dos métodos de paquimetria, picnometria líquida, ensaio de Stokes, de peneiramento e proveta. Através deste experimento foi possível perceber que a caracterização de partículas é muito importante para o dimensionamento de equipamentos, e esta diretamente ligada as operações unitárias.
1.1-Introdução
A caracterização de partículas é muito importante nos processos industriais devido a nos fornecer as propriedades características das mesmas, assim vindo a acarretar em melhorias dos equipamentos e nos processos, consequentemente podendo obter uma maior produção e um menor custo.
Este trabalho tem como objetivo principal, obter o diâmetro da partícula (dp), a massa específica real (ρ), a massa específica bulk (ρbulk), a esfericidade (ϕ) e a porosidade do leito de partículas (ε) para os seguintes sólidos particulados soja, arroz, vidro, Polietileno, poliuretano e porcelana.
No qual foram determinados os diâmetros das partículas através de