Caracterização da empresa
Atividade que Realiza
Tomando como base as atividades que desenvolvem, as empresas podem pertencer ao ramo da indústria, do comércio ou da prestação de serviços.
São consideradas indústrias, as fábricas ou usinas que transformam matérias-primas em produtos ou mercadorias. Uma fábrica de leite em pó, por exemplo, compra o leite dos produtores rurais e o submete a um processo industrial sofisticado para obter o produto final, que ela também embala antes de distribuir.
Entende-se por comércio as atividades realizadas pelas lojas, distribuidoras ou representantes comerciais que vendem mercadorias. Eles não são fabricantes, já que compram para revender por atacado (em grandes quantidades) ou a varejo (diretamente ao consumidor).
Prestadoras de serviços são empresas que oferecem algum tipo de trabalho intelectual ou manual ao consumidor. Exemplo: uma empresa que conserta aparelhos eletrônicos, um curso de línguas, uma firma de conserto de roupas, um restaurante.
Embora as prestadoras de serviços não tenham como finalidade principal a venda de produtos, elas também podem efetuá-Ia. É o caso, por exemplo, de uma firma consultora de moda que formata coleções e cria linhas de roupas para pessoas ou para outras empresas. Nada impede que ela também venda alguns acessórios para acompanhar as roupas. Do mesmo modo, um estabelecimento comercial, que tem como finalidade principal a venda de produtos, pode também oferecer serviços. É o caso, por exemplo, de uma loja de produtos eletrônicos que tem, entre seus funcionários, alguns encarregados de pequenos consertos para os clientes interessados.
PORTE
Quanto ao porte, uma empresa pode ser classificada como micro, pequena, média ou grande. Essa classificação, segundo a lei complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, depende do seu faturamento anual bruto, ou seja, de quanto ela consegue obter por ano.
Assim, temos:
• Microempresa. Fatura até R$ 240 mil por ano.
• Pequena