Caracteriza O S Cio Institucional 5 Periodo Viviane
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
SOBRAL
2013
DAYSE PAIVA DE FREITAS
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório I.
Orientador: Adarly Rosana Moreira Goes.
SOBRAL
2013
INTRODUÇÃO
O Relatório do Estágio Supervisionado I em serviço social tem como objetivo fazer uma descrição da instituição do campo, ou seja, o CRAS- Centro de Referência de Assistência Social do Alto dos Quatorze. Relatar sobre sua origem, objetivos projetos existentes, recursos humanos, recursos financeiros, atribuições do Assistente Social no CRAS.
A política de proteção social se traduz em garantia de seguranças sociais como acolhida e convívio familiar e social, além de segurança de sobrevivência digna, autônoma e financeira. Segundo o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), existem dois níveis de proteção social: a proteção básica e a proteção especial.
O objetivo deste trabalho é demonstrar o quanto o CRAS é importante na inserção dos indivíduos com alguma deficiência na sociedade, o quanto a sociabilidade pode contribuir para o bem estar físico e psicológico destes indivíduos. Atividades físicas e educativas além de contribuírem para auto valorização e auto estima contribuem também para a melhoria das funções desenvolvendo habilidades, saúde e motivação de vida em pessoas.
A proteção social básica contempla os Centros de Referência da Assistência Social, instituições municipais conhecidas como CRAS. O CRAS atua com famílias e indivíduos, visando à orientação e o convívio sócio-familiar e comunitário, tem o dever de oferecer informação e orientação para a população, portanto considerado “a porta de entrada” do individuo na Assistência Social e nas demais políticas publicas e sociais, através de encaminhamentos e da