Caracteristicas gerais da celulas
1.3 Há células procariontes e células eucariontes
No início do capitulo, dissemos que a vida se manifesta em milhões de espécies diferentes que tem comportamentos, formas e funções próprias. As espécies organizam-se em grupos de organismos cada vez mais variados – gêneros, famílias, ordens – até chegar ao nível dos reinos clássicos: vegetal e animal. Uma das classificações mais usadas propõe a divisão em cinco reinos: monera, protista, fungos, vegetal e animal, com suas correspondentes subdivisões.
Esse quadro pode ser simplificado se as diferentes formas vivas fores examinadas em nível celular. Desse modo, é possível classificar as células em duas categorias reconhecíveis: procariontes e eucariontes. Só os organismos pertencentes ao reino monera (ou seja, as bacterias e algas azuis) são celular procariontes, enquanto todos os outros reinos são compostos por organismos formados por celular eucariontes.
A principal diferença entre esses tipos celulares é que os procariontes não tem membrana nuclear. O cromossomo dos procariontes ocupa um espaço dentro da célula denominado nucleóide e está em contato direto com o resto do protoplasma. Por outro lado, as células eucariontes tem um núcleo verdadeiro com um complexo envoltório nuclear, pelo qual ocorrem as trocas nucleocitoplasmáticas.
Do ponto de vista evolutivo, considera-se que os procariontes antecedem os eucariontes. Os fosseis com data de três bilhões de anos manifestam-se unicamente como procariontes, pois os eucariontes aparecem, provavelmente, há um bilhão de anos. Apesar das diferenças entre procariontes e eucariontes, existem grande semelhanças em sua organização molecular e em suas funções. Por exemplo, ambos os tipos de organismos utilizam um mesmo código genético e uma maquinaria semelhante para sintetizar proteínas.
1.4 Há organismo autótrofos e organismos heterótrofos
O sol é a fonte principal de energia para o organismo vivos. A energia contida nos fótons e