caracteristicas dos seres vivos
TRABALHO DE BIOLOGIA
SAIRÉ-PE
EREM JOÃO PESSOA SOUTO MAIOR
TRABALHO DE BIOLOGIA
Trabalho elaborado pela educanda: Roseane Batista dos Santos,
CURSANDO: 1º Modulo do Ensino de Jovens e Adultos-EJA.
SAIRÉ-PE
Características dos Seres Vivos O QUE É VIDA? Propriedade que caracteriza os organismos cuja existência evolui desde seu nascimento até sua morte.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS. Os átomos formam moléculas, que formam os genes, por sua vez, formam o DNA, que se deteriora depois da morte. Está é a composição básica do DNA. Todo ser vivo possui, em sua matéria os seguintes elementos químicos: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (F), Enxofre (S) ou Silício (Si), 1D JB que são substâncias ainda desconhecidas, é que ao lado de outros elementos que aparecem em menor escala, formam substâncias complexas que constituem os seres vivos, denominados “compostos orgânicos”, como os carboidratos, as proteínas, os lipídios, as vitaminas e os ácidos nucleicos. HEREDITARIEDADE Em genética hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução. A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências nucleotídeos. Existem dois tipos de hereditariedade: Específica e Individual.
A hereditariedade específica: É responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie.
A hereditariedade individual: Designa o conjunto de agentes genéticos que atuam sobre os traços e características próprias do individuo que o tornam um ser diferente de todos os outros, assim fazendo que os filhos tenham características de seus pais.
METABOLISMO O termo “metabolismo celular” é usado em referência ao