caracteristicas de taylor
Princípios Fundamentais da Administração Científica
Os princípios enunciados por Taylor, no que concerne à administração, são entendidos como máximas pelas quais a organização deve se orientar para melhorar sua eficiência, a partir de critérios supostamente científicos.
Em seu livro, Principles of Scientific Management (1911), Taylor enuncia quatro princípios:
Substituir os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados - Interessado em controlar o trabalho a qualquer nível de tecnologia, baseou-se em pesquisas que objetivava a isenção dos movimentos inúteis para que o trabalhador podesse produzir mais em menos tempo num ritmo de trabalho controlado. Acreditava que o trabalhador deveria aprender apenas o oficio, e não perder tempo analisando o trabalho. Esta responsabilidade caberia a gerência.
Selecionar os trabalhadores para sua melhores aptidões e treiná-los para cada cargo - Taylor tinha a intenção de acelerar o processo produtivo, produzindo mais em menos tempo e com qualidade. Desta forma ele buscava um maior rendimento do serviço do operário, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pela empresa. Passou a alocar o funcionário em um função compatível com suas habilidades e treiná-lo devidamente para o cargo, assegurando o desenvolvimento de cada individuo para sua máxima eficiência e prosperidade
Supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle) - A gerência ficaria responsável em controlar a jornada de trabalho dos operários, supervisionando o trabalho. Não sendo perrmitido deixar o controle do processo por conta dos trabalhadores. Então, esta deveria aprender os métodos de trabalho para então poder cobrar dos operários.
Com o conhecimento da produção, a gerencia poderia estabelecer o tempo necessário para realização dos processos.
Disciplinar o trabalho – buscando um maior rendimento do serviço, afixou aos operários uma