CARACTER STICAS GERAIS DO POSITIVISMO 1
Na obra Discurso sobre o espírito positivo, Comte aponta as características fundamentais que distinguem o positivismo das demais filosofias:
Realidade : pesquisa de fatos concretos, acessíveis à nossa inteligência, deixando de lado a preocupação com mistérios impenetráveis referentes às causas primeiras e ultimas dos seres.
Utilidade: busca de conhecimentos destinados ao aperfeiçoamento individual e coletivo do homem, desprezando as especulações ociosas, vazias e estéreis.
Certeza: obtenção de conhecimentos capazes de estabelecer a harmonia lógica na mente do próprio indivíduo e a comunhão em toda a espécie humana, abandonando as dúvidas indefinidas e os intermináveis debates metafísicos.
Precisão: estabelecimento de conhecimentos que se opõem ao vago, baseados em enunciados rigorosos, sem ambiguidades.
Organização: tendência a organizar, construir metodicamente, sistematizar o conhecimento humano.
Relatividade: aceitação de conhecimentos científicos relativos. Se não fossem relativos, não poderia ser admitida a continuidade de novas pesquisas, capazes de trazer teorias com teses opostas ao conhecimento estabelecido. Assim, a ciência positiva é relativa porque admite o aperfeiçoamento e a ampliação dos conhecimentos humanos.
A REFORMA DA SOCIEDADE
A reforma da sociedade proposta por Comte deveria obedecer aos seguintes passos: reorganização intelectual, depois moral e, por fim, política. Segundo ele, a Revolução Francesa destruiu uma série de valores importantes da sociedade tradicional europeia, não sendo capaz, entretanto, de impor novose permanentes valores para a emergente sociedade burguesa. E nisso residia a tarefa a ser desempenhada pela filosofia positiva: restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial.
O lema de Comte: O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.