Capoeira
A capoeira caracteriza- se como um esporte, uma dança, joga uma luta. É peça fundamental no contexto histórico e cultural do Brasil. A grande parte do povo brasileiro tem em sua descendência traços da herança genética do povo africano.
Significado
Deriva do termo tupi Kapu’era, o significado “o que foi mata”. Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido esse nome a partir dessas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Origem
No século XVI, na época em que o Brasil ainda era colônia de Portuga leram trazidos negros nos porões dos navios negreiros que viam da Angola. Esses negros até chegarem ao Brasil sofriam muito e vários morriam antes de chegarem aqui.
Cotidiano dos negros
Eram trazidos para trabalharem na terra construírem os engenhos, abrir o mato e fazer a produção para o senhor de engenho que o comprassem. Os negros eram obrigados a passar fome, sede e conviver todos juntos nas senzalas sem a mínima dignidade e necessidades básicas respeitadas. Quando desrespeitavam as regras absurdas impostas pelo senhor e seus capatazes, ou ainda quando adoeciam eram submetidos à tortura e algumas vezes à morte. Eram alvos de praticas e castigos violentos .
Como nasceu
Ao perceberem a necessidade de desenvolver formas de proteção a violência e repressão dos colonizadores brasileiros, já que os senhores de engenho proibiam os escravos praticar qualquer tipo de luta, eles adaptaram o ritmo e os movimentos das danças e rituais referentes à sua cultura. Uniram os golpes, musica, ginga e malícia, surgindo assim à capoeira. Uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.
Onde era praticada
A capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas e tinha como função principal a manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas