CAPOEIRA
A capoeira é uma mistura entre luta – dança – jogo, e é praticada ao som de instrumentos musicais, além de palmas e cânticos. Ela pode ser considerada uma manifestação da cultura brasileira.
Um jogo com movimentos perigosos executados com graça, malícia e muitos rituais. Durante o jogo, prevalece-se a agilidade da esquiva e a esperteza da fuga. Segundo Adorno (1999), o jogo da capoeira é a síntese da dança, onde nessa dança busca-se manifestar a tradição milenar a cultura negra de reverenciar as origens.
A mesma autora afirma que o jogo da capoeira é um vínculo com os antepassados que praticaram os mesmos atos. A habilidade, agilidade, destreza do praticante estão expressos no balanço dos braços, no arremesso oportuno dos pés, no movimento desconcertante do tronco, a harmonia de todo o corpo em gestos circulares que não perdem a continuidade.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. O que é capoeira? A Capoeira consiste numa dança onde o emprego dos movimentos arriscados - dado à circunstância de camuflar possível contenda - envolve os participantes e contagia quem assiste. A natureza dúplice de luta disfarçada em brincadeira dá forma a um jogo de movimentos combinando objetividade e precisão no ataque com defesas velozes, originais, em que o corpo é utilizado no limite dos recursos de elasticidade e flexibilidade muscular, compondo assim uma bela plástica humana em gestos despojados, naturais, numa estranha dança do perigo. É ainda mais a dança da Capoeira: o contato com o chão, intenso como o vínculo dos filhos com a mãe terra, que envolve e protege, gera e alimenta a vida, acolhendo a dança que é também em seu louvor. (ADORNO, 1999) Os capoeiras adotam uma postura muito respeitosa uns com os outros, para com o jogo, o "chão", o berimbau, e o atabaque, que pode ser explicado no propósito maior da dança, que é unir. As mãos se apertam ao final de cada jogo, na saudação dos camarás. Nas rodas do jogo, a capoeira é uma diversão entre os camaradas