Capoeira
Jogar Capoeira ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835
No século XVI, Portugal tinha um dos maiores impérios coloniais da Europa, mas carecia de mão de obra para efetivamente colonizá-lo. Para suprir este déficit, os colonos portugueses, no Brasil, tentaram, no início, capturar e escravizar os povos indígenas, algo que logo se demonstrou impraticável. A solução foi o tráfico de escravos africanos.[3]
A principal atividade econômica colonial do período era o cultivo da cana-de-açúcar. Os colonos portugueses estabeleciam grandes fazendas, cuja mão de obra era primariamente escrava. O escravo, vivendo em condições humilhantes e desumanas, era forçado a trabalhar à exaustão, frequentemente sofrendo castigos e punições físicas.[3] Mesmo sendo em maior número, a falta de armas, a lei vigente, a discordância entre escravos de etnias rivais e o completo desconhecimento da terra em que se encontravam desencorajavam os escravos a rebelar-se.
Neste meio, começou a nascer a capoeira. Mais do que uma técnica de combate, surgiu como uma esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e enfrentar a caça dos capitães-do-mato, sempre armados e montados a cavalo.
Histórico no brasil
No dia 14 de Janeiro de 1989, foi fundado na cidade de Niteroi, no Rio de Janeiro, o Grupo Capoeira Brasil. Formado pelos Mestres Boneco, Paulao e Paulinho Sabia e tendo como padrinhos os renomados Mestres Itapoan, Suassuna , Eziquiel, Peixinho entre tantos outros, o grupo foi criado com o objetivo principal de manter viva toda a expressao da capoeira como arte, cultura e esporte. Desde sua criacao, o grupo tem crescido e desenvolvido projetos em academias, escolas e ongs em diversos paises como Australia, Bélgica, Brasil, Estados Unidos, Nova Zelandia, Nova Caledonia, Hong Kong, Hungria, Japao, Espanha, Franca, Mexico, Alemanha, Holanda entre outros.
Fundadores:
Mestre