capoeira regional
Esse trabalho tem o objetivo principal de fazer um relato sobre a Capoeira Regional, que se desenvolveu no Brasil com os negros vindos da África. Seu desenvolvimento se deu nas grandes cidades, onde a criminalidade se tornava muito grande, contudo ainda como uma forma de rebelião dos escravos que buscavam sua liberdade. Será enfatizado a bibliografia do Mestre Bimba o criador da Capoeira Regional, seu método de Ensino, o Curso de Especialização e a história da Capoeira.
• Origem
Desenvolvida inicialmente para ser uma defesa, a capoeira, foi sendo ensinada aos negros ainda cativos, por aqueles que eram capturados e voltavam aos engenhos. Para não levantar suspeita, os movimentos da luta foram adaptados ás cantorias e músicas africanas para que parecesse uma dança. Assim como no candomblé, cercada de segredos, a Capoeira se desenvolveu como forma de resistência, luta bem valiosa em defesa da liberdade do negro, forma de identidade grupal e afirmação pessoal.
Vários pesquisadores, e historiadores brasileiros estiveram na África e principalmente em Angola e jamais foram encontrados vestígios de uma luta parecida com a nossa Capoeira.
A capoeira é a fusão de várias etnias do povo africano trazido para o Brasil, sob a forma de escravos. Sendo que os negros já nascidos no Brasil foram os responsáveis pelo seu desenvolvimento aperfeiçoando com o passar dos tempos uma dança e escondendo uma luta com a determinação de liberdade e independência.
Porém é importante saber que o conselheiro Rui Barbosa, quando Ministro da Fazenda do Governo de Deodoro da Fonseca mandou queimar toda a documentação pertinente à escravidão negra no Brasil, achando que se tratava de uma mancha negra na história do país, na qual deveria ser apagada, essa resolução data de 15 de Novembro de 1890.
• Capoeira regional Baiana
Sendo ela uma manifestação da cultura baiana, que foi criada em 1928 por Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba), impossível falar da capoeira regional sem