Capitulo 03 - fundamento sistema operacional
CAPITULO – 03
33 - É uma aplicação estruturada de maneira que partes diferentes do código do programa possam executar concorrentemente. Este tipo de aplicação tem como base a execução cooperativa de múltiplos processos ou threads, que trabalham em uma mesma tarefa na busca de um resultado comum.
34 - As partes do programa, cujo processamento pode levar à ocorrência de condições de corrida, são denominadas regiões críticas. Evitando que dois processos estejam processando suas seções críticas ao mesmo tempo, evitaria a ocorrência de condições de corrida. 35 Caso não haja uma gerência no uso concorrente dos recursos compartilhados, inconsistências nos dados podem ocorrer. 36 - É impedir que dois ou mais processos acessem um mesmo recurso simultaneamente. Para isso, enquanto um processo estiver acessando determinado recurso, todos os demais processos que queiram acessá-lo deverão esperar pelo término da utilização do recurso. 37 - Garantindo na aplicação que somente um único processo pode estar acessando a matriz por vez.
38 - O que é starvation e como podemos solucionar esse problema? Starvation é a situação onde um processo nunca consegue executar sua região crítica e, conseqüentemente, acessar o recurso compartilhado. A solução para o problema depende de estabelecimentos de mecanismos de acesso pelo sistema operacional que garantam o acesso ao recurso por todos os processos que solicitarem uso.
38 - Starvation é a situação onde um processo nunca consegue executar sua região crítica e, conseqüentemente, acessar o recurso compartilhado. A solução para o problema depende de estabelecimentos de mecanismos de acesso pelo
Sistemas Operacionais – S.O
sistema operacional que garantam o acesso ao recurso por todos os processos que solicitarem uso.
39 - Essa solução apesar de simples apresenta algumas limitações. Primeiramente, a multiprogramação pode ficar seriamente comprometida, já que a concorrência entre processos