Capitalismo
O objetivo desse trabalho é apresentar o Capitalismo, seu funcionamento e objetivos principais, seus pontos positivos e negativos, apresentando possíveis soluções aos pontos negativos desse sistema econômico.
O modelo de capitalismo surgiu da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, por volta dos séculos XIII e XIV de forma ainda embrionária, nessa época surgi na Europa uma nova classe social a burguesia, com o objetivo principal de obter lucros.
O Capitalismo
O Capitalismo é o sistema econômico mais predominante no mundo ocidental, surgiu por volta dos séculos XIII e XIV com alguns ideais, na mesma época surgem os burgueses que buscavam lucros através de atividades comerciais.
PONTOS POSITIVOS
Um dos pontos positivos do Capitalismo é a abertura do mercado interno e externo, um processo que envolve a liberalização comercial através da eliminação de barreiras tarifárias e não tarifárias de forma que o país passa a ter uma participação mais intensa na economia global. Essa política de abertura comercial segue a tendência onde há uma menor intervenção do Estado nos assuntos de ordem econômica. No Brasil a abertura do mercado aconteceu mais intensamente no início década de 90, quando foram derrubadas as barreiras tarifárias e não tarifárias de forma a aumentar a participação das importações e exportações no Produto Interno Bruto do país. Outras barreiras não tarifadas, como a liberação da importação de produtos antes proibidos, foram importantes para acelerar o processo de liberalização comercial, de forma que afetou quase todos os setores da economia, como aumento da taxa de desemprego e da informalidade, mas também alavancou a produtividade do trabalho. O grau de abertura da economia brasileira condicionou de forma positiva o comportamento das participações de mercado, ou seja, em momentos em que o setor externo ganhou importância relativa, houve um ganho generalizado da participação de mercado nos diversos produtos.
Sendo assim a abertura de