capitalismo
O capitalismo é entendido em 3 vertentes.
1ª Werner Sombart ( 1863-1941), para mim o "espirito capitalista" é empreendedor e racional, depende das atitudes economicas e da época em questão.
2ª Escola historica alemã (Alfred Marshll), Para nós o capitalismo é derivado de uma organização da produção visando o movimento e o lucro.
3ª Karl Marx, para mim o capital são as relações sociais e o capitalismo é o meio de produção caracterizando pela dominação de uma classe sobre a outra, transformando a força de trabalho em mercadoria.
O capitalismo
É dificil determinar um inicio para o capitalismo, a posse e uso da propriedade privada ou a exploração de uma classe sobre a outra como um dos fatos iniciais do capitalismo.
O capitalismo e sua origem.
Aburguesia se destaca ja no feudalismo em crise.Os camponeses mudam dos feudos para os burgos ( cidades), surge o capitalismo mercantil e em seguida o capitalismo industrial.
O capital se expande entre o sec. XVII á XIX ( ex: revolução industrial), surgem novas intnções tecnologicas simbolo do capitalismo industrial.
O mercado precisava de cada vez mais-de-mão-obra e a força de trabalho era considerada apenas mercadoria.
Aburguesia que era minoria estava na crescente concentração de meios de produtos e lucros e os operarios que era a maioria só possuiam a força de trabalho ea vendiam aos burgueses para a sua propria subsistência, com condições precárias de moradia,saúde e trabalho.
Mulheres e crianças trabalhavam em grande concentração de trabalhadores e operarios,trabalhadores considerados meros acessórios das maquinas.
Primeiras revoltas.
Aos poucos os trabalhadores começaram a se dar conta de sua importãncia para a burguesia e começaram a se organizar precariamente em lutas contra o regime.
• 1758 maquinas de aparar lã foram destruidas por operarios ingleses.
• 1765 após libertação das maquinas na saxônia, houve manifestações locais.
• 1769 resposta da burguesia parlamento britânico decretou