Capitalismo
Capitalismo
1) Discuta a relação entre a sociedade capitalista e a sociologia, segundo Martins, na obra O que é Sociologia e TOMAZI, na obra Iniciação à sociologia.
Resp: Segundo Martins, sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases.
Segundo Tomazi a sociologia assim como as demais ciências humanas tem como objetivo compreender e explicar permanências e a transformações que ocorrem à sociedade.
2) Por que a sociologia é chamada de ciência da crise? Qual é a finalidade, a missão da sociologia segundo a corrente positivista? Resp: A sociologia e fruto da revolução industrial e da modernidade, por isso e chamada de “A ciência da crise”. Ela e resultado de toda uma nova forma de pensar a natureza e a sociedade que se desenvolveu a partir do sec. XV, com a passagem da sociedade feudal a sociedade capitalista.
3) Qual é a importância da Reforma Protestante para o desenvolvimento do pensamento livre e o desenvolvimento das ciências?
Resp: O individuo teve livre acesso às escrituras sagradas, podendo assim interpretá-las e se relacionar com Deus individualmente, sem a intermediação dos ministros da igreja. Havendo então uma nova forma de pensamento, o racional. Isto é, os homens devem ser livres para julgar, avaliar pensar e emitir opiniões.
4) Explique o lema de Auguste Comte: “O amor por princípio, a paz como meio e o progresso como fim”.
Resp: A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social. Segundo essa teoria, a sociedade deve caminhar, pela racionalização, em direção ao progresso.
5) O que são fatos sociais e quais são as suas características?
Resp: “Fato social é toda maneira de fazer, fixa ou não, suscetível