CAPITALISMO
1º Parágrafo (introdução): Apresentação
1º Argumento: Corporações dominam o mercado
2º Argumento: Exclusão Social
2º Parágrafo (desenvolvimento): Explicação
1º Argumento: Corporações dominam o mercado
Por quê? Economia mundial
3º Parágrafo (desenvolvimento): Explicação
2° Argumento: Exclusão Social
Por quê? Distribuição de renda
4º Parágrafo (conclusão): Finalização
Resposta de intervenção: Interação de classes
O clima de competição e de individualismo na sociedade atualmente é crescente, pois o capitalismo se alimenta da concorrência. Através disso as corporações dominam o mercado. O grande problema está na divisão da sociedade capitalista em várias classes, deixando as mais baixas sem os benefícios que as mais altas usufruem, gerando assim a exclusão social.
As corporações estão se tornando mais poderosas que o governo, ou seja, elas estão dominando o mercado. Isso ocorre porque as grandes empresas dispõem do capital necessário para investir, fazendo com que o mercado se torne mais restrito, e o poder fique somente sobre o domínio delas. Para não perder completamente o controle o governo ainda lança uma série de programas para que as empresas não se tornem totalmente independentes. Assim o mercado ficará dominado por pouquíssimas empresas, que obterão lucros muitos altos, tornando a economia centralizada, deixando o mercado ainda mais competitivo.
A concentração do capital e os principais setores da economia são controlados por uma pequena parte da população, o que gera uma exclusão social. Por esse motivo, indústrias com pouco capital acabam indo a falência ou sendo dominadas por grandes empresas. O problema é que o poder está distribuído nas mãos de poucos, e seus benefícios restritos a apenas a uma parte da sociedade. Então pessoas com menos posses acabam não tendo a chance de melhorar sua condição econômica.
A economia está sendo dominada pelas corporações, o capital está concentrado nas mãos de uma parte da