Capitalismo x Socialismo
Termos que são extremamente comuns no cotidiano das pessoas, como: estabelecimentos bancários, cartões de credito, talões de cheques, aplicações financeiras, etc., na verdade são partes essenciais para o funcionamento do sistema econômico e social que conduz o mundo de hoje: o sistema capitalista.
O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se estendeu para outros lugares do mundo, que estavam sendo unificados à economia mundial. Ao longo do tempo, sua estrutura foi alterada para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações. O capitalismo teve cinco fases principais no processo de evolução:
Pré-capitalismo - (Não é uma fase) Período da economia mercantil, em que a produção se destina a trocas e não apenas a uso imediato. Não se generalizou o trabalho assalariado; trabalhadores independentes que vendiam o produto de seu trabalho, mas não seu trabalho. Os artesãos eram donos de suas oficinas, ferramentas e matéria-prima.
Capitalismo Comercial - Apesar de predominar o produtor independente (artesão), generaliza-se o trabalho assalariado. A maior parte do lucro concentrava-se na mão dos comerciantes, intermediários, não nas mãos dos produtores. Lucrava mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem produzia.
Capitalismo Industrial - O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meios de produção e o exército de trabalhadores.
Capitalismo financeiro - O sistema bancário e grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades.
Capitalismo informacional - Fase atual. O capitalismo continua industrial e financeiro, mas sua característica principal é a importância do conhecimento.
COMO FUNCIONA:
Tem como principal objetivo o lucro.
Baseia-se na propriedade dos meios de produção.
Tem no dinheiro ou seus similares, o seu principal meio de troca.
Funciona conforme a lei